domingo, 11 de maio de 2008

Saudade

Estava voltando para minha casa e pensando nas coisas. O carro e o trânsito paulistano, normalmente são propícios para se pensar em coisas e tomar algumas decisões. Lá é o único lugar que tenho certeza que não vai entrar ninguém, a menos que eu queira. É o lugar que eu posso chorar e ninguém vai ficar me perguntando porque. Até o menino do farol passa batido nessas horas. É o lugar que posso pensar em tudo o que eu quiser. Enfim, pensar pensamentos é coisa que gosto muito. E hoje estava pensando em sentimentos. Não raro, me ponho a pensar sobre o que sinto e se é isso o que eu quero e até aonde eu consigo ir. Hoje a tarde foi um dia desses. Cheguei aqui e fui pegar uns livros que amo, daqueles que tem umas frases que grifo para lembrar depois. Fiquei pensando sobre o quanto tempo leva uma pessoa para sentir saudade e o que é a saudade. Tenho saudades de algumas amigas do colégio, da faculdade e de tantos outros lugares que já fui. Mas essas saudades são maleáveis, não que sejam de menor valor, me entendam. E sinto saudade muito rápido de algumas pessoas. No momento que me separo, passadas algumas horas, já queria ver de novo. Rubem Alves, já dizia: é a saudade que torna encantadas as pessoas. A ausência faz crescer o desejo, purifica a memória." E aí eu corro, quero ver, e dizer o quanto senti falta. A pessoa se torna encantada rápido, pelo menos para mim. Amor. Por vezes, e não menos raro, me sinto um pouco boba por ficar assim. A gente não controla os sentimentos, mas pode controlar o que se fala, eu acho. Mas às vezes também acho que se a gente ama de verdade, tem que falar sempre e com o coração aberto, mesmo correndo o risco de parecer tola. Deixar o coração na mão de outras pessoas é coisa difícil, a gente nunca sabe se vão tratá-lo bem. É um risco que se corre. O amor é assim, cheio de riscos. Dizem que é a capacidade de transpor os obstáculos que faz o amor ficar mais forte...E você chora, você ri. Você pode ter a sorte de encontrar alguém que o trate tão bem que você nem acredite, e também pode ter alguém que o trate bem, só bem. Mas se tiver alguém que não trate seu coração com cuidado, bom, aí é hora de pegar de volta. Não é o meu caso. Meu coração dá pulos sempre que o vejo. Bom, chega de pensar sentimentos por enquanto, depois tem mais. Sempre tem.

Nenhum comentário: